terça-feira, 5 de junho de 2018

FBVV x ANAC - Manutenção de Motoplanadores

 
Prezados voadores,
 
Depois de muitos anos de insistência, estamos próximos de obter, com a ANAC, que manutenção de planadores e motoplanadores, inclusive IAM, possa ser feita por um MMA – Mecânico de Manutenção Aeronáutica, sem passar pela burocracia da homologação de oficina.
 
No entanto, no caso específico de motoplanadores, a visão predominante hoje dentro da ANAC é que os respectivos motores e hélices precisariam ter suas manutenções (revisões) feitas em oficinas homologadas. 
 
A FBVV está combatendo essa visão com diversos argumentos.
 
Nos próximos dias teremos uma reunião com a ANAC e, para subsidiar nossa argumentação, precisamos que vocês dediquem algum tempo para responder as 9 perguntas abaixo.
 
As respostas serão mantidas reservadas e orientarão algumas exemplificações genéricas na nossa discussão com a ANAC. Caso tenhamos que identificar alguma situação específica, entraremos em contato previamente.
 
Pedimos a gentileza de responder até sexta, 7/junho, por email, para
retsuka@uol.com.br
com cópia para
valcaselato@gmail.com
 
Muito obrigado!
Estamos quase lá!
 
Abraços e bons voos a todos!
 
Renato Y.Tsukamoto
11 983329090
 
 
1) Como vem sendo feita atualmente (ou como era feita anteriormente) a manutenção desses artigos (motores/hélices)? Quem executa? Onde?
 
2) Como está atualmente (ou como estava anteriormente) a oferta de serviços para esses artigos (motores/hélices)? No caso dos motoplanadores homologados, existe oficina homologada (para a aeronave / para o motor / para a hélice) ?
 
3) Quais problemas operacionais mais comuns têm sido (ou eram) enfrentados pelos operadores com esses motores/hélices?
 
4) Quão confiáveis são, na sua opinião, esses motores/hélices?
 
5) Quais soluções foram empregadas para treinamento de manutenção? (exemplo: patrocínio para que um mecânico fizesse um curso específico)
 
6) Enfrentou dificuldades com algum boletim ou DA?
 
7) Enfrentou alguma outra dificuldade?
 
8) Por favor identificar modelo de planador, de motor e de hélice (se lembrar) e se a matrícula era normal (homologado) ou experimental.
 
9) Outros comentários que desejar fazer.
 

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